Eletromil conquista 1º lugar na categoria Inovação na Indústria, destacando-se por suas práticas inovadoras com o Projeto Sagui, que permitiu o uso do detector de tensão pessoal por aproximação para os seus eletricistas e gerou reflexo na Copel para o Paraná todo.
A empresa Eletromil Engenharia e Energia, com sede em Foz do Iguaçu, conquistou novamente o reconhecimento nacional ao se destacar como vencedora na categoria Inovação | Indústria no Prêmio SESI ODS 2023. Este prêmio destaca boas práticas inovadoras realizadas por empresas, indústrias e Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todo o Brasil, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O anúncio dos vencedores do prêmio ocorreu durante o Congresso SESI ODS, realizado na FIEP em Curitiba na quinta-feira passada, dia 19. A Eletromil, representada pela analista de Relações Institucionais Taynara Isbrecht, apresentou o Projeto Sagui, que abrange três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde e Bem-estar (ODS 3), Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9).
A política de sustentabilidade e governança da Eletromil tem sido amplamente reconhecida e premiada no Brasil. Este é o segundo ano consecutivo que a empresa é reconhecida no principal prêmio de sustentabilidade do País. Na edição do Prêmio SESI ODS 2022 ela conquistou o primeiro lugar na categoria social. Agora em 2023, o Prêmio SESI ODS 2023 se soma a dois reconhecimentos no Prêmio Fornecedor Copel DIS, nas categorias de serviços operacionais e de sustentabilidade.
O Projeto Sagui, criado em 2020, teve sua origem em uma tragédia que envolveu um colaborador que atuava na manutenção de redes elétricas. Esse evento trágico serviu de catalisador para a implementação de iniciativas técnicas e jurídicas inovadoras.
A Eletromil apresentou o Projeto Sagui ao Procurador do Ministério Público do Trabalho, Fabrício Gonçalves de Oliveira, solicitando apoio pessoal para introduzir um Equipamento de Proteção Individual chamado Detector de Tensão Pessoal por Aproximação, que é acoplado ao capacete do eletricista. Esse dispositivo emite um alerta quando exposto a uma fonte de energia elétrica, gerando uma camada de proteção de 2 metros para o eletricista, reduzindo o risco de choque elétrico acidental. Esse equipamento, pioneiro no Paraná, tornou-se obrigatório para todos os profissionais que atuam no sistema da Copel Distribuição em todo o estado, impactando diretamente todos os profissionais desse setor.
O Diretor da Eletromil, Ariel Luíz Boldrini, disse que a criação do Projeto Sagui é uma homenagem à memória de Evaldo Vieira da Silva. “Determinada a aumentar a segurança de todos os eletricistas que trabalham na empresa, a Eletromil, com o auxílio do escritório de advocacia Abdalla, Polo & Gattelli e do Ministério Público do Trabalho, obteve a autorização para fornecer e utilizar os detectores de tensão pessoal nos capacetes dos eletricistas. Esse equipamento cria uma zona de proteção ao profissional, alertando-o sobre a proximidade de uma fonte de energia. O projeto se expandiu além do âmbito local, tornando-se um requisito para todos os eletricistas que atuam para a Copel no Paraná, alinhando-se ao compromisso diário da Eletromil de melhorar a vida das pessoas”, afirmou Ariel.
ELETROMIL
Empresa líder na prestação de serviços de engenharia elétrica nas tensões de 13,8kV e 34,5kV em todo o Estado do Paraná. Desde 1996, a empresa desempenha várias operações, incluindo projetos de engenharia de redes de distribuição de energia, serviços operacionais NR10 em ambientes urbanos e rurais, construção de redes de energia elétrica, serviços técnicos de medição acima de 200A, manutenção de redes elétricas energizadas e manutenção de iluminação pública.
Com a missão de melhorar a vida das pessoas, a Eletromil emprega mais de 250 funcionários e opera uma frota de mais de 95 veículos em todo o oeste e sudoeste do Estado. A empresa mantém um compromisso contínuo com seus valores fundamentais, que incluem Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade de Serviço, refletidos em seu sistema de gestão.
Assessoria