Conheça o presidente da Câmara, João Morales, e a trajetória nos dois anos de mandato
Empresário no ramo de comércio exterior em Foz do Iguaçu, João José Arce Morales tem formação em Administração e Coach Geral Sistêmica. Cursando Gestão Pública, João foi eleito em 2020 para a 18° Legislatura pelo DEM – atual União Brasil. Em 2023, Morales assumiu a presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. Essa divulgação fecha a série “Conheça o Vereador”, lançada no começo deste ano pela Câmara.
Questionado sobre as contribuições, o presidente do Legislativo relembra a proposição ajustando o plano de carreira dos profissionais da Guarda Municipal. “Havia mais de 28 anos da existência da Guarda e muitos guardas da primeira classe não conseguiam ascender pelo fato de não ter previsão no plano de carreira. Então, essa foi uma das conquistas muito importantes”, afirma Morales.
No que diz respeito aos participantes de programas sociais de Foz do Iguaçu, o vereador relata que foi feita uma “indicação da proposta para o Executivo para remissão do valor da taxa do lixo, em que mais de 2,8 mil famílias foram comtempladas na cidade”.
Em 2022, João Morales foi membro da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública, na qual a partir de 02/06/2022 passou a ser vice-presidente. Com ampla experiência na área, ele realizou proposituras, cintando uma indicação e uma discussão com o Executivo acerca da Criação da Diretoria do Comércio Exterior e Logística. “Não tinha uma porta sequer no Executivo para atender essa classe e isso foi uma conquista muito importante”.
Morales também ressaltou o estilo de gestão na Câmara que evidencia a independência em relação ao Poder Executivo. Quando questionado sobre perspectivas e planejamento para o este biênio 2023-2024, o presidente enfatiza “uma oportunidade para fazer a diferença. Essa oportunidade foi me dada e, com certeza, cada vez que eu subo na tribuna, cada vez que sento aqui na Câmara de Vereadores ou estou na rua, eu procuro defender essa bandeira. É uma oportunidade que eu pedi para fazer a diferença e aquilo que eu venho fazer todos os dias aqui nessa Casa”.
DCCMFI