Região do Porto Meira ganha novo complexo de esporte e lazer
A área localizada no Ouro Verde foi o nono espaço de esporte e lazer entregue pela prefeitura em dois meses
Teve muita bola rolando e crianças aproveitando o parquinho logo na inauguração do Complexo de Esporte e Lazer Emerson Wagner, no Ouro Verde, região da grande Porto Meira, na manhã deste sábado (22).
A área na Rua dos Golfinhos, ao lado do Cmei Ariano Suassuna, que até dois anos atrás estava desaproveitada, deu lugar a um campo de futebol, alambrado e arquibancadas, parquinho infantil, academia da terceira idade, pista de caminhada e quiosque com churrasqueira – um grande complexo que pode ser aproveitado por famílias e pessoas de todas as idades.
O investimento da prefeitura no espaço, que foi a nona área de esporte e lazer concluída nos bairros da cidade nos últimos dois meses, foi de R$ 2,7 milhões.
“Quando investimos no esporte, estamos também investindo na prevenção de doenças e na qualidade de vida das pessoas. Resultados de obras como essa vamos perceber no futuro, com um salto de qualidade no dia a dia das cidadãs e cidadãos”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.
Ainda segundo o chefe do Executivo, 30% dos espaços públicos de esporte e lazer de Foz do Iguaçu foram construídos nos últimos seis anos, durante a atual gestão municipal. “Estamos entregando em todas as regiões da cidade espaços que eram muito aguardados por pais, mães e pelas próprias crianças, que muitas vezes não tinham onde jogar bola, onde brincar”, afirmou.
Brasileiro destacou ainda que o espaço ficará à disposição da comunidade, desmentindo algumas mensagens falsas repassadas pelo Whatsapp que diziam que seria entregue a uma associação.
“Sabemos que esporte é saúde. Já está comprovado o quanto é importante praticar uma atividade física pela nossa qualidade de vida e longevidade”, destacou a secretária municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo. O complexo Emerson Wagner é resultado de um pedido da população da região no Orçamento Participativo, organizado pela pasta de Direitos Humanos.
O secretário municipal de Obras, Cezar Furlan, disse que o campo de futebol do novo complexo tem um sistema de drenagem para garantir que os moradores possam aproveitar o local mesmo em dias de chuva. “O prefeito quer qualidade, e isso perpassa pelo Planejamento, pela Secretaria de Obras, e executamos com muita responsabilidade para entregar à população”, destacou. Ele contou ainda que aquele e outros 14 campos da cidade irão receber um sistema de irrigação, para assegurar boas condições do gramado.
“Nossa região esperou tantos anos por um espaço como esse. Receber uma obra tão bonita, tão organizada é motivo de alegria. Vamos cuidar, porque isso é da comunidade”, ressaltou o vereador Alex Meyer.
Homenagem
O complexo ganhou o nome do ex-vereador e ex-secretário de Esporte de Foz do Iguaçu, Emerson Wagner, falecido em dezembro de 2016. Empresário no ramo lotérico, Emerson Wagner chegou a Foz do Iguaçu em 1962 e foi um dos fundadores do Sindicato Lotérico na cidade. Em 1983 foi um dos vereadores mais votados no município, e quando secretário (2005-2008) implantou diversos projetos esportivos, como a ginástica comunitária, que permanece ainda hoje.
“É um dia muito especial, em especial para mim. Tive a honra de trabalhar com o Emerson Wagner, que me ensinou a ter coragem na luta e enfrentar adversidades sem medo”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.
A viúva de Wagner, Iliziane Wagner e o filho Willian participaram da inauguração do complexo. “O Emerson dava a vida pela cidade, pelos bairros. Me faltam palavras para essa homenagem. Tenho muito orgulho de ter sido companheira dele e ter um filho com ele”, disse Iliziane, emocionada.
Também participaram da inauguração o presidente da Câmara Municipal, João Morales, e os vereadores Adnan El Sayed, Cabo Cassol, Dr. Freitas, Kalito Stoeckl, Ney Patricio e Rogerio Quadros.